segunda-feira, 17 de março de 2008

Ato contra as Guerras em São Paulo. Mobilização mundial - 5 anos da invasão do Iraque. América Latina sem Guerras e sem Violência

Dia 19 de março - a partir das 13h- na Praça Ramos - em frente ao Teatro Municipal.

Diversas organizações e manifestantes realizam na próxima quarta-feira, dia 19 de março de 2008, o ato contra as guerras, na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal. O ato faz parte da mobilização mundial pelo fim da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, que completa 5 anos, e será realizada em mais de 40 cidades ao redor do mundo. Neste ano, além da reivindicação pelo fim da ocupação do Iraque, a mobilização tem o caráter de protesto contra a ação militar do governo colombiano (Álvaro Uribe), realizada no início do mês e apoiada pelo governo George W. Bush. Os manifestantes recolhem um abaixo-assinado para pedir a aplicação de sanções internacionais contra o governo colombiano de acordo às resoluções da OEA - Organização dos Estados Americanos (ver abaixo).

"Neste ano, a manifestação inclui mais um ponto de reivindicação e protesto: contra a ameaça da política militar do governo colombiano, apoiada pelos EUA, contra seus vizinhos do Equador e da Venezuela. Os povos da América Latina pedem que o continente continue sem conflitos bélicos e sem guerras entre países", afirma Alexandre Sammogini, jornalista, coordenador do Movimento Humanista e um dos organizadores do ato em São Paulo.

"O presidente de Colômbia, Álvaro Uribe, ao se associar estreitamente ao presidente Bush, não soube trazer a paz a seu próprio país e quer exportar sua lógica de guerra à região. A incursão armada de Uribe e a matança realizada em território equatoriano são inaceitáveis e devem ser sancionadas pela comunidade internacional", afirma Tomás Hirsch, chileno, porta-voz do humanismo na América Latina.No ano passado, o ato em São Paulo foi realizado na Praça Patriarca com uma ciranda pela paz SPTV Globo - http://www.youtube.com/watch?v=vBjgHyNZ9Yo

Neste ano haverá uma performance com a presença de bonecos e atores que representam "Bush e Uribe" (por volta das 14h30)

Modelo de Abaixo-Assinado Aplicação de sanções internacionais contra o governo da Colômbia

Nós brasileiros exigimos a condenação do governo da Colômbia (presidido por Álvaro Uribe) por crime de guerra e a aplicação de sanções internacionais previstas para o caso devido à intervenção militar em território equatoriano no último dia 2 de março de 2008, inclusive com a perda de comando do governo colombiano sobre suas forças armadas.

A acusação é baseada no seguinte dispositivo de Segurança Coletiva da Carta de Organização dos Estados Americanos, Capítulo VI:

Artigo 28"Toda agressão de um Estado contra a integridade ou a inviolabilidade do território, ou contra a soberania, ou a independência política de um Estado americano, será considerada como um ato de agressão contra todos os demais Estados americanos"

Artigo 29 "Se a inviolabilidade ou a integridade do território ou a soberania ou a independência política de qualquer estado americano forem atingidas por um ataque armado... ou por qualquer outro fato ou situação que possa pôr em perigo a paz na América, os Estados americanos em obediência aos princípios de solidariedade continental, ou de legítima defesa coletiva, aplicarão as medidas e processos estabelecidos nos tratados especiais existentes sobre a matéria"

Para maiores informações, falar com Fabíola, pelo telefone: (11) 8646-0332

Nenhum comentário: