terça-feira, 15 de abril de 2008

APRESENTANDO O MOVIMENTO HUMANISTA

O Movimento Humanista é um conjunto de pessoas de várias idades, credos e raças unidas por uma nova sensibilidade e pela crença na existência pautada pelos seguintes princípios: visão do ser humano como valor central, não-violência ativa e não-discriminação.

Os aderentes a essa nova visão querem atuar na construção de metodologias e propostas de ação destinadas a mudanças pessoal e social simultâneas, com base nos preceitos de não-violência, não-discriminação e posicionamento do ser humano como valor central.

A atitude não-violenta gera referências que abrem o futuro, arejam possibilidades e tiram os povos de um aparente circuito fechado de ação e reação, a qual muitos pensam estar submetidos.
O grupo surgiu na Argentina, em 1966, idealizado por Silo e outras pessoas que, analisando o processo histórico, chegaram à conclusão de que, com a mudança acelerada do mundo, nenhuma das ideologias até então pensadas estava em condições de dar uma resposta adequada à mencionada crise.

Hoje os humanistas se espalham por mais de 120 países, em todos os cinco continentes do globo, e buscam agir pautados num novo pensamento, voltado à superação da dor e do sofrimento humano pelo resgate do melhor das diversas culturas e da história humana.

A filosofia de vida humanista prega que todo ser deve agir, pensar e sentir no mundo, em direção a valores como: virtudes específicas de cada um, força do conjunto, reciprocidade e a verdadeira solidariedade.

Nós, humanistas estamos conformando as bases para uma verdadeira transformação pessoal e social. Perseguimos a construção da Nação Humana Universal em substituição aos mitos de dinheiro, pragmatismo e falta de sentido da época atual.

As propostas HUMANISTAS se centram em 5 pontos básicos:. O ser humano como valor central.. A afirmação da igualdade de oportunidades para todos.. O reconhecimento da diversidade pessoal e cultural.. A afirmação da liberdade de idéias e crenças.. O rechaço a todo tipo de violência e discriminação.

Estas propostas configuram um estilo de vida e um modo de relação inter-pessoal, que pode ser resumido na frase:
“Trata aos demais como queres que te tratem!”

Um comentário:

Nasci menina *_* disse...

quais são os principais repersentantes desse movimento?